Voltar ao Blog
18 de março de 2021 Por Admin

A volta dos que não foram: Tudo sobre as músicas antigas que estão viralizando

Compartilhar

Com toda potência das redes sociais à nossa disposição, o setor musical se beneficiou muito disto. Seja através de uma trend, o assunto do momento ou até mesmo pelos memes, que chegaram a levar músicas que foram lançadas há 20 anos para as paradas atuais de uma hora para outra.

Essas músicas antigas vêm ganhando uma grande visibilidade em plataformas como TikTok e Instagram, pois cada vez mais os usuários buscam por músicas que sirvam de trilha sonora para os seus conteúdos.

Para entender um pouco mais sobre este fenômeno viral, temos alguns exemplos:

 

DEUS ME PROTEJA - CHICO CÉSAR

A música "Deus Me Proteja", de Chico César, que foi lançada em 2008 no álbum “Francisco, forró y frevo”, viralizou esse ano depois de aparecer em um dos assuntos mais comentados do momento, o Big Brother Brasil. Após tocar em um dos paredões, a música teve um alto índice de busca, chegando a ficar em primeiro lugar nas paradas do Spotify e ganhando diversos covers nas plataformas. Isso tudo pela grandiosidade da influência do programa e pelo favoritismo da participante que tem a música como uma de suas favoritas.

 

DREAMS - FLEETWOOD MAC

Outro exemplo é a música "Dreams", do Fleetwood Mac, que foi lançada em 1977 e que depois de 40 anos teve seu auge de uma forma inusitada: através de um meme.

O meme foi criado a partir de um vídeo no TikTok do @420dogface208, no qual ele andava de skate, enquanto bebia um suco de cranberry e escutava a música da banda. Só esse vídeo teve milhões de visualizações, o que levou a música a chegar no Hot 100 da Billboard. Mais uma vez, a cultura do meme mostrando todo seu poder nas plataformas digitais e relembrando que música não tem data de validade.

 

I’M JUST A KID - SIMPLE PLAN

Foi sucesso em 2009 e atualmente sucesso também nas redes sociais, a música I’m Just a Kid, do Simple Plan, viralizou no TikTok tornando-se uma das músicas mais ouvidas da banda no Spotify. A música virou tema de uma trend, uma estratégia que está sendo muito utilizada por artistas e gravadoras para emplacar hits e voltar com alguns sucessos do acervo.

Todas essas músicas tiveram um motivo específico para viralizarem, pois cada uma delas participou de uma de experiência vivenciada pelo público, seja ao assistir a um reality show ou até mesmo ao rir de um momento completamente inusitado.

Afinal, estamos vivenciando uma época na qual as músicas se tornam cada vez mais virais com o auxílio das plataformas digitais. O público está mais exigente e as plataformas digitais são ferramentas potentes que auxiliam o mercado da música, fazendo com que de repente tenhamos um sucesso novo ou antigo viralizando. Tudo isso com base nas experiências e no contexto ao qual elas estão inseridas. Então fica a pergunta: qual será a próxima música a voltar para as paradas?

Comentários

Não há comentários no momento.

Deixe um comentário

Enviando...

Fechar

Seu comentário foi enviado!

É muito bacana receber a sua interação com o nosso blog.
Obrigado por enviar sua mensagem.